Manifestação da BR 367

PROTESTO NA BR 367
Manifestação pelo asfaltamento de parte da estrada mobiliza pessoas de três cidades do Baixo Jequitinhonha
Cansados de sofrer com os danos causados pelo não asfaltamento da estrada que liga Minas ao litoral Baiano, vereadores de três cidades do baixo Jequitinhonha (Salto da Divisa, Jacinto e Santa Maria do Salto), resolveram fazer uma manifestação para tentar mostrar o que passa a população dessas imediações. Tendo início às 5h da manhã, a paralização da BR 367, no entroncamento de Santa Maria do Salto – local este que é o centro do elo para as cidades da região – foi pacífica e com muitas pessoas aderindo ao movimento. Faixas, cartazes, buzinas e muita força de vontade fez com que cerca de 400 pessoas fossem ao local dar seu grito pelo então asfaltamento da estrada.
Iniciada e pensada por Juscelino Kubtschek, para fazer a ligação de Minas Gerais com o litoral da Bahia, a BR 367 ainda tem algumas partes de estrada sem pavimentação. Começando em Diamantina e tendo seu fim em Santa Cruz Cabrália, a rodovia tem em outros pontos o mesmo problema que enfrenta o povo dessa região. Ao todo são mais de 100 km de estrada de terra, sem nenhum asfaltamento, sendo que destes mais de 100 km, 64 km são desta parte que liga Almenara, passando por Jacinto, até Salto da Divisa.
Vendo o descaso dos Governos, Estadual e Federal, a população tomou essa medida para que de alguma forma isso chegue a quem de fato deve e precisa urgentemente tomar alguma medida. Segundo os manifestantes, devido ao não asfaltamento fica bem mais difícil de conseguir coisas até então simples, como fazer uma faculdade, uma remoção de uma pessoa doente é mais complicada, produtos não chegam e nem saem com tanta facilidade e a própria manutenção dos veículos se torna bem mais cara.
Na manifestação, a Polícia Militar fez todo o apoio e conduziu as pessoas para que agissem da forma mais correta. Com isso, os manifestantes fizeram uma passeata no trecho paralisado, passando pelas pessoas que acabaram ficando paradas na estrada, e estes por sua vez viram a situação e entenderam toda a reivindicação. Também ocorreu uma reflexão mais apurada com o Pastor Roberto, do Salto da Divisa, onde ele pediu que todos fizessem suas orações para que algum dia esse então sonho possa se realizar.
Para encerrar, os vereadores das três cidades, Salto da Divisa, Jacinto e Santa Maria do Salto, afirmaram que vão continuar nesta luta e já programaram uma nova manifestação no fim do ano (quando o fluxo de automóveis é maior devido à procura por Porto Seguro para passar férias), e tentam buscar todas as formas de que se conclua logo esse trecho de uma estrada tão importante e iniciada por uma figura tão emblemática do Brasil. Nos resta esperar.
Por Raul Carvalho
Fonte: