Segunda à Sexta das 07h00 às 19h00

PROJETO EM COOPERAÇÃO DE EXTENSÃO DO CIMBAJE

#Merivaldo Porto DATA 18/12/2020 | 392

O projeto com a  a equipe da Universidade Federal de Viçosa – UFV , de cooperação técnico-científica na forma de extensão, visando a realização do Cadastro Territorial Multifinalitário Urbano do CIMBAJE (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha), considerando os nove municípios que compõem o consórcio:Bandeira/MG, Felisburgo/MG, Jacinto/MG, Santo Antônio do Jacinto/MG, Salto da Divisa/MG, Rubim/MG, Jordania/MG, Rio do Prado/MG e Santa Maria do Salto/MG. Trata-se do conjunto metodológico inovador no âmbito do Cadastro Territorial Multifinalitário Urbano, projeto comandado pelo Grupo de Pesquisa Geociências Aplicadas e Tecnologias (GeoTec), advindo da Universidade Federal de Viçosa – UFV. O projeto visa o uso de tecnologia em Geoestatística, Geoprocessamento e Aerofotogrametria por Drones para levantamento de informações e regulamentação territorial.
Projeto articulado com os municípios à parceria do CIMBAJE – Consorcio Intermunicipal Multifinalitário Baixo do Jequitinhonha que será realizado pela UFV. Com os registros, criam-se modelos digitais de área e a partir deles buscam-se soluções específicas para cada localidade. Os Municípios terão retorno positivo pelo fato de serem consorciados. O CIMBAJE, buscou a parceria com UFV e no dia 30 de Novembro, apresentou aos representantes das 09 cidades contempladas com o projeto. Ficou acertado que o GeoTec, disponibilizará um pacote metodológico e todo o trabalho de georreferenciamento por cerca de 81% do valor médio licitado no estado. Além disso, eles farão a capacitação de profissionais em cada município, reduzindo um futuro custo operacional com equipe, fortalecendo e expandindo as fronteiras da Universidade com as cidades consorciadas. “Este Projeto contempla também a Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas, visando o Desenvolvimento Sustentável da Região do Baixo Jequitinhonha.” Essa parceria veio para ajudar os municípios a obter um resultado importante e que mudará para melhor e em definitivo a realidade dos municípios que pertencem ao CIMBAJE.