CÂMARA MUNICIPAL REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE AGOSTO

Publicado em: 14/08/2019

Depois do período de recesso parlamentar, no mês de Julho de 2019, os Legisladores do Município de Jacinto se reuniu em caráter ordinário para realizarem a primeira reunião do mês de Agosto. Na pauta constaram requerimentos, com destaque maior na parte dos oradores, onde praticamente todos os vereadores estavam inscritos.

Um tema recorrente nos discursos foi o Julgamento do Recurso Especial Eleitoral Nº 0000325-03.2016.6.13.0144, onde Leonardo Augusto de Souza e João Alves Berberino, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Jacinto, buscam absolvição processual em Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O julgamento acabou sendo adiado pelo relator, Ministro Luís Roberto Barroso, causando divergentes expectativas entre os legisladores Jacintenses.

Ainda sobre o executivo, o Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas, Vereador Sergio Freitas (PMDB), deu seu parecer sobre a resposta em Ofício enviado ao poder Executivo sobre os Projetos de Lei 41, 42 e 43 de 2019 onde o Município busca autorização à contratar operações de crédito e acerto de contas do Município junto à COPASA. Segundo o Município, o presidente da Comissão estaria pedindo excessivos documentos e que não se faziam necessários para a análise. Sérgio fez um comparativo com um Projeto de Lei encaminhado em 2015 à Câmara Municipal e que continha todos os requisitos solicitados pela comissão, dentro dos trâmites legais, e que mesmo assim acabou não sendo aprovado. O vereador ainda espera que o Executivo encaminhe toda a documentação para só depois emitir parecer da Comissão.

Na tribuna de oradores inscritos, a Vereadora Pabiana Francisca destacou as demandas da sua comunidade, Bom Jardim, agradeceu os serviços prestados pelo Hospital Bom Pastor e seus funcionários, e também explanou sobre o julgamento do TSE. Logo após, a vereadora Rita Nunes fez seus agradecimentos à população pelo apoio ao Prefeito no julgamento e reivindicou suas demandas, principalmente sobre o Bairro Nossa Senhora Aparecida. Depois dela, o Vereador Nadson Lúcio fez seu discurso pautado na cautela a se tomar, caso realmente o chefe do executivo seja deposto do cargo. Nadson, que assumiu interinamente a prefeitura em 2017, admite que não deseja que isto aconteça pois o prejuízo para a cidade seria grande, mas também acredita que qualquer decisão tomada pelo TSE será ilibada.

O vereador Geraldo Vieira explanou buscando soluções para Jaguarão, sua comunidade, onde diz ter demandas urgentes devido às chuvas que caíram nos últimos dias. Também agradeceu aos profissionais de saúde do Município, em nome da Secretária Hillana Barros, e diz ter sempre um bom atendimento e presteza nas demandas que envia à Secretaria. O vereador Joarlen Berberino, líder do Executivo na Câmara, fez agradecimentos de apoio da população ao Prefeito no Julgamento do TSE e torce para continuidade do Governo e consequentemente do trabalho realizado por ele .

O cidadão e esportista, Eduardo Leão, mais conhecido como Dubarin, veio para falar de esporte e convidar a todos para o “Domingo Solidário”, promovido pela sua Escolinha de Futsal. O evento ocorrerá no dia 18 de Agosto no Estádio Lerão.

O Vereador Antônio Lacerda agradeceu também a população em relação ao julgamento do TSE. Ele acredita que o trabalho da gestão terá sua continuidade e que o município só crescerá com isso. Parabenizou em especial o servidor público da Prefeitura Márcio Pereira, pelos serviços prestados na área iluminação pública.

Para finalizar, a Vereadora Sirley Rodrigues trouxe suas demandas para a cidade e diz que mesmo não apoiando politicamente o chefe do executivo, torce para que a justiça seja feita. Cobrou da Secretária de Saúde alguns temas que não foram resolvidos e pediu mais agilidade nessa área.

Antes de encerrar a sessão, Aureliomarkes Matos de Oliveira, Secretário Executivo do CIMBAJE – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha, pediu a palavra e fez um convite aos Legisladores para participarem de reunião com todos os gestores dos municípios consorciados e com o professor Gérson Rodrigues, coordenador do projeto de Georreferenciamento para mostrar os resultados do trabalho que já vem sendo feito nos Municípios desde o fim do ano passado.

Ao fim, o presidente da Casa Legislativa, Adailton Almeida, agradeceu a todos pela reunião, e disse estar preparado caso tenha que assumir o município. Agradeceu a Deus e decretou o fim da Reunião ordinária de 14 de Agosto de 2019.