CÂMARA MUNICIPAL DE JACINTO E SEUS VEREADORES BUSCAM SOLUÇÕES PARA TRATAMENTO DE ÁGUA NO DISTRITO DE JAGUARÃO

Publicado em: 21/08/2019

Em resposta ao Ofício PFS/01/2019, da Vereadora Pabiana Francisca de Souza (SD), a COPANOR, através do Supervisor do Núcleo Operacional da Regional de Almenara, Júlio Márcio Silva, realizou reunião entre os agentes legislativos, população do distrito de Jaguarão e servidores da empresa de distribuição, em demanda sobre a má qualidade da água e outras ações de responsabilidade da empresa.

A reunião foi realizada no dia 21 de Agosto e grande parte da população do distrito compareceu para reivindicar e buscar soluções. Em alguns casos, os moradores relataram elevada quantidade de cloro na água que saia de suas torneiras, água barrenta e muito suja, (como mostrou um dos moradores do distrito que trouxe uma garrafa plástica cheia da água extraída da sua residência), água salobra e corte no abastecimento sem aviso prévio foram alguns problemas relatados.

Pela empresa, os responsáveis técnicos responderam cada um dos questionamentos. Em casos como água barrenta, seriam as chuvas recentes que acabavam levando água de enxurrada para a tanque de abastecimento e que o servidor responsável rapidamente fez o procedimento para sanar a deficiência. Disseram os técnicos que não é um problema constante. Sobre o cloro, relataram que são feitas medições diárias no sistema e ainda mostraram dados do sistema onde realmente confirma que a quantidade está bem abaixo do limite.

Nos tempos de grande estiagem, o abastecimento é feito por extração de um poço artesiano e posteriormente feito todo o tratamento. Segundo os responsáveis pela empresa essa água de poço geralmente é mais salobra devido a profundidade da extração, mas que mesmo assim, os processos que são realizados até chegar às torneiras melhoram a qualidade para consumo. Já sobre os cortes, eles informaram e demonstraram que os avisos são emitidos diretamente nas contas geradas, com data de corte prevista caso não haja pagamento.

Residente no distrito, o Vereador Geraldo Vieira (PSB), pediu mais agilidade e compromisso com a população. Mesmo com as respostas da empresa, ele pede mais agilidade na resolução dos problemas que aparecem no distrito de Jaguarão.

Os Vereadores Joarlen Berberino (SD), Antônio Lacerda (PP), Sirlei Rodrigues (PSB) e Rita Nunes (PSDB), presentes, reforçaram o desejo da população por melhor atendimento não só no Distrito como nas outras localidades. Apoiaram as reivindicações dos moradores e se colocaram à disposição da população, caso a COPANOR não resolva os temas apresentados.